10 de setembro de 2013

3ª parada: Ruinas de Ollantaytambo - Cuzco

Ollantaytambo é a terceira cidade a ser visitada no passeio e está a uns 20 min de distância de Urubamba, dá pra dar uma descansadinha dentro do ônibus né?! Até porque a paisagem do meio do caminho não é bonita, é só mato.



Bom, essa cidade, é uma obra monumental da arquitetura incaica e é a única cidade da era inca no Peru ainda habitada (de acordo com o wikipedia).
Não andamos na cidade, fomos direto pras ruínas e já aviso que quem tem medo de altura não vai conseguir subir. Ela não é tãooooo alta como Machu Picchu (passa nem perto), mas acontece que lá você sobe os degraus, e em Machu Picchu você sobe de ônibus (ou a pé pros mais aventureiros e dispostos - não é meu caso).


 
Antes de entrar no portão que dá pras ruínas tem uma feirinha de artesanato e roupa local, novamente eles vão dizer que é tudo lã de alpaca, mas genteee, cuidado, não é. Eles focam nos turistas porque não conhecemos e ai acabamos pagando.
Eu não comprei nada nesta feira ai.

 
Tão vendo as filinhas de gente?? São pessoas subindo as escadas.
 
 
No alto, do lado direito da foto, é o cemitério das ruínas, no tempo dos incas, era ai que as pessoas eram "enterradas".

 
Vamos subir né?! Preparem o folego.
 
Lembram que essa região fica em elevadas altitudes e que por isso muita gente sofre do mal de altura? Então gente, não se descuidem, não façam grandes esforços físicos, subam devagar. Posso dizer que essa subida ai cansa, principalmente pela dificuldade de respirar.
Você que tem sinusite/rinite, se prepare, você vai sofrer mais do que uma pessoa que não tem, porque além da altitude, ai tem MUITA poeira, muita terrinha. 
Eu sofri =/
 

 
Sem cimento? Como pode?
 


A cidade vista do alto, envolta de montanhas (como tudo na região de Cuzco)


Pra terminar vou deixar aqui uma dica MEGA valiosa:

Faça esse passeio antes de ir a Machu Picchu!
Dai você me pergunta: Mas por que, Pat???
Pelo mesmo motivo que eu aconselho a ir primeiro pro Uruguay, e depois pra Argentina. Simplesmente porque Machu Picchu é encantadora, deslumbrante e se você for lá primeiro, não vai achar a menor graça em Ollantaytambo, que é um lugar muito legal, muito interessante.
Então, se você quer aproveitar ao máximo a sua viagem, as suas emoções, vá a Ollantaytambo primeiro.


Próxima parada: Chinchero

Nenhum comentário:

Postar um comentário