24 de setembro de 2014

A TROCA DA GUARDA DE SANTIAGO

Gente, vamos combinar, quem vê uma troca de guarda, viu todas, não que sejam todas igualzinhas sem tirar nem por, mas ahhhh.. são iguais sim, em um sentido mais amplo, mas messsmo assim, eu gosto de ver (e com certeza, quando eu estiver em Londres, um dos meus passeios será a troca da guarda).

Em Santiago, o Palacio de la Moneda é a sede da presidencia e é lá que ocorre a troca da guarda, mais especificamente do lado de fora, bem em frente ao palácio, na Plaza de la Constituicion.

Para incluir este espetáculo no seu roteiro, é necessário se programar direitinho, pois a troca da guarda só acontece em dias alternados, sendo que, nos dias de semana, é as 10:00am e nos fins de semana e feriados é as 11:00am e tem duração de 45 min.

Para conferir o calendário oficial é só clicar aqui.


Troca da Guarda

A troca de guarda que eu já tinha visto, tinha sido em Lima, no Peru, e ela acontece dentro das grades do Palacio Real, bem longe de nós, turistas; já a de Santiago, acontece no meio da praça, bem perto da gente e todos eles tem cara de simpáticos e sorriem pra gente. Gostei disso!

Ahh.. no final eles tocaram Aquarela do Brasil, e lá estávamos nós, dezenas de brasileiros cantando junto e batendo palmas. Foi legal.

Palacio de la Moneda

Plaza de la Constituicion


Além da Troca da Guarda, o Palacio de la Moneda também oferece visitas guiadas de segunda a sexta-feira, em quatro horários diferentes, mas é necessário mandar um e-mail para visitas@presidencia.cl para agendar um horário, e no próprio site do governo, eles indicam que façam a reserva com pelo menos uma semana de antecedência. 


Para mais informações sobre a visita guiada clique aqui.



Aos fins de semana também é possível entrar no Palácio, quer dizer, é possível passar pelo pátio do Palácio. E vale a pena?

Bem, a depender do tamanho da fila, não vale!
No dia que eu fui, a fila estava gigante e mesmo assim fiquei la, plantada no sol esperando minha vez de entrar. Quando chegou minha vez, passei por uma toda uma segurança (verificação de documentos e raio-x) somente para ver um pequeno pátio com... nada. Quase uma hora na fila, pra entrar e sair em menos de 15 min.

Pátio interno do Palácio de la Moneda

Nenhum comentário:

Postar um comentário