26 de setembro de 2014

LA CHASCONA - A CASA DE PABLO NERUDA EM SANTIAGO

Pablo Neruda, escritor chileno e ganhador do Nobel de Literatura em 1971 construiu 3 casas, cada uma em uma cidade diferente do Chile e todas com formatos que lembram um barco, são elas: 
  1. La Chascona, Santiago
  2. La Sebastiana, Valparaíso
  3. Isla Negra, Isla Negra
Eu só fui na La Chascona, então é dela que vou falar aqui...


  • La Chascona
La Chascona, que em tradução livre significa "A Descabelada" , foi construída especialmente para sua ultima esposa, Matilde, em 1952, e faz referencia aos abundantes e avermelhados cabelos de Matilde.
A casa é composta por 3 areas interligadas por escadas, obras de artes e jardins.

Localizada no bairro Bellavista, é de fácil acesso, fica perto do Patio Bellavista e do restaurante Como Agua para Chocolate.
Eu desci na estação de metro Baquedamos, não sei se tem alguma estação mais perto, mas acredito que não.






A visita é guiada por audioguia e vc pode escolher o idioma, e pra alivio geral dos turistas brasileiros, tem audio em portugues.
Para quem nunca usou um audioguia, ele funciona como se fosse um telefone ou um radinho, em alguns lugares, ele parece um telefone que para escutar, você o coloca próximo ao ouvido, em outros lugares, o aparelhinho vem com uma cordinha pra você pendura-lo no pescoço e conectado a ele tem o fone de ouvido.
Como usar? Cada ambiente é identificado com um número, e o que você tem que fazer é clicar no número correspondente no aparelho que estiver com você, e então vc poderá escutar tudo sobre aquele ambiente.




O legal dos audioguias, é que você não é obrigado a seguir o fluxo, você pode ir no seu tempo, ou seja, se a sala tiver muito cheia, você pode esperar esvaziar para entrar e assim curtir mais cada detalhe. E se você não entendeu alguma coisa, pode clicar no mesmo numero outra vez e escutar de novo, não precisa ficar pedindo pra ninguém repetir e também não precisa sair de lá sem entender nada.






O tour termina em uma lojinha com vários títulos do escritor e muitos souvenirs, mas a minha dica é: assim que você entrar na casa, vá direto para esta loja, que fica a direita de quem entra, e se estiver vazia já dê aquela olhadinha nas coisas e compre o que for de interesse, pois quando eu fui, na saída, a lojinha estava bemmm cheia.

A esquerda de quem entra, fica o ponto inicial para o tour, é proibido entrar com sacolas e bolsas, então nesta área tem alguns lockers que pagamos para guardar nossos pertences, mas é bem baratinho. É nesta área também que a gente pega os audioguias e o mapa da casa.


Horario de funcionamento: 

Janeiro e Fevereiro - terça a domingo das 10:00 as 19:00
Março a Dezembro - terça a domingo das 10:00 as 18:00


Preço da entrada:

Entrada geral - 5.000 (cinco mil pesos) por pessoa
Entrada preferencial - 1.500 (mil e quinhentos pesos) por pessoa para crianças de 5 a 17 anos, estudantes com a carteirinha de estudantes e para chilenos na terceira idade

As entradas são limitadas por dia e não tem como fazer reserva, então chegue cedo para que consiga entrar e não perca viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário