22 de janeiro de 2015

TOUR EM SANTO DOMINGO - REPUBLICA DOMINICANA

Pra quem não sabe, Santo Domingo é a capital da República Dominicana, e não Punta Cana, como alguns pensam, é a maior cidade dessa parte da ilha e também é banhada pelo mar do caribe, mas poucas pessoas incluem Santo Domingo no roteiro.
Eu fiz um passeio de dia inteiro saindo de Punta Cana e vou contar um pouquinho aqui como foi...

Em todos os resorts de Punta Cana tem uma área onde ficam pessoas que trabalham pra agencias de turismo e estão ali para nos oferecer tours pela região, o que é bacana pois você não precisa sair procurando por agencias e como tem varias ali, juntas, rola de chorar um descontinho, ainda mais se comprar mais de um passeio. Mas tomem cuidado na hora de pagar, se tiverem com notas altas de dólar, peçam o troco em dólar para não levarem o calote na hora da conversão.
Este passeio custa em média USD 95,00 por adulto e USD 55,00 por criança.



  • O PASSEIO
este tour está mais para uma viagem do que para um passeio, afinal, são quase três horas de viagem de ônibus, um pouco cansativo. No meio da viagem o ônibus faz uma parada na cidade de La Romana, então você pode esticar as pernas, comer alguma coisa, ir ao banheiro e comprar muitos souvenirs, já que paramos em uma loja bemmm grande. Mas já aviso que nesta loja a maioria das coisas são bem caras, comprei um pote médio do creme Silicon Mix Bamboo por USD 15,00, isso porque consegui desconto e quando fui  ao supermercado em Punta Cana, o mesmo pote custava USD 5,00, morri de raiva ou morri de raiva?





A loja é bem grande e eu não tirei foto na parte dos pequenos souvenirs porque estava muito cheia.


A próxima parada já foi em Santo Domingo e foi no Parque Nacional Tres Ojos. O lugar é interessante e vale a pena entrar.
Na entrada ficam vários guias e cada um fala um idioma, então vão se formando "turmas" para cada guia de acordo com o idioma de preferencia, tem inglês, francês, alemão e espanhol, infelizmente não tem português, porque apesar de ter muito brasileiro la, estamos bem longe de ser a maioria e não somos muito adorado por eles.




Seguimos para o passeio, que acontece metade dentro do ônibus e metade a pé. 
Na parte da cidade que as ruas são mais largas, vamos com o ônibus e o guia vai nos contando sobre a historia dos monumentos que passamos e em alguns pontos nos descemos para tirar fotos, como esse da foto abaixo, o Palacio do Governo da Republica Dominicana, que infelizmente só pudemos vê-lo assim, pelas grades.

Palácio do Governo
Depois de fazermos uma parte da cidade de ônibus, é hora de almoçar, e vou confessar pra vcs que eu não gostei nadinha do restaurante do tour, mas fazer o que neh?! Restaurantes de passeios nunca são bons.

Restaurante do tour

E depois de comer, chegou a hora de fazermos o passeio a pé pelo centro histórico. 
Gente, eu amo esses passeios, adoro centros históricos, objetos antigo e suas historias, então gostei mais dessa parte do passeio, a única coisa que foi ruim, bemmm ruim, foi o calor que estava de matar, o sol estava muito forte, ainda bem que eu já tinha pesquisado sobre o lugar e levei protetor solar, mas eu devia era ter levado uma sombrinha, que falta senti de uma sombrinha.. hehehe


Casa da Família Colon
 Em frente a casa da Família Colon, nos entregam audio guias para fazermos o passeio dentro da casa, existe o equipamento em português, mas se você não for atras eles não te dão.

Casa da Família Colon
Audio guias são aparelhos que vem acompanhados de fones de ouvido, cada ambiente tem um número, você digita esse numero no aparelho e começa a ouvir toda a explicação daquele ambiente; quando mudar de ambiente, digite o respectivo número e assim por diante.

Depois da casa de Colon paramos em uma loja de souvenirs e ficamos 1 hora lá... eu já não aguentava mais ver souvenirs, até porque, eram sempre iguais, em todas as lojas vendiam as mesmas coisas.

Uma hora depois... seguimos para uma pequena igreja, tudo isso com o audio guia.




 E depois na Catedral...


Por respeito, não se pode entrar na catedral com roupas acima do joelho, eu já sabia disso e então levei a minha canga de praia e amarrei na cintura, mas pros desavisados são distribuídos panos para que você amarre na cintura.




O passeio terminou em outra loja de souvenir, onde o guia falou que ficaríamos 20 min mas só apareceu depois de 1 hora.




A empresa que eu fui, a Hotelbeds merecia um post só falando dela, de tão ruim que foi o serviço, mas vou resumir aqui tudo que aconteceu e o por que de eu não indica-la para ninguém.

O passeio estava marcado para as 06:45am, mas as 7:00am o ônibus ainda não havia chegado, liguei na empresa e disseram que o ônibus tinha passado na hora certa e não tinha ninguém na recepção, o que era mentira, pois eu cheguei lá as 6:30am, por fim o ônibus chegou as 7:30am.

O guia John só dava atenção para o grupo de europeus, falava em francês o tempo todo e uma ou outra coisa falava em inglês ou espanhol; quando tínhamos dúvidas ele fingia que não via a gente (sul americanos).

Passamos muitoooo tempo dentro de lojas de souvenirs, tempo que poderíamos ter gasto conhecendo mais da cidade, mas é claro que as empresas tem convênio com essas lojas e por isso nos fazem entrar em cada uma.

A previsão de chegada no hotel era as 19:00h, mas chegamos somente as 20:45, por que o guia resolveu nos deixar 1 hora de molho dentro de uma loja de souvenirs quando era pra ficarmos somente 20 min e por causa de todas as vezes que ele parava pra ficar conversando com os locais ou com os donos das lojas.



  • CONSIDERAÇÕES FINAIS


  1. Gostei bastante de conhecer a cidade e sua história;
  2. Detestei o guia John e a empresa Hotelbeds;
  3. O passeio é muito longo, então só vale a pena ir se você gostar desse tipo de passeio;
  4. Leve alguma comida com você, pois o almoço é as 13:00h e você tomará café da manhã as 6:00h, ou seja, as 13:00h estará morrendo de fome;
  5. Vá com roupas confortáveis e leves, pois em Santo Domingo o calor é de matar;
  6. Vá com sapatos confortáveis;
  7. Leve uma canga para entrar na catedral se você for de pernas de fora;
  8. Leve um chapéu ou uma sombrinha, o sol da capital é bem forte.


2 comentários:

  1. Oi, talvez irei viajar no próximo mês, otimas dicas vai ajudar mesmo.
    Beijos

    www.gattavaidosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilma,
      que legal, aproveite muito a sua viagem.

      Muito legal seu blog!
      beijos

      Excluir