9 de fevereiro de 2015

DICAS DE COMO PASSAR PELA IMIGRAÇÃO EM MIAMI

Meu voo chegou em Miami no meio da tarde e a impressão que eu tive foi que todos os voos do mundo inteiro estavam chegando em Miami naquele mesmo horário. As esteiras pra pegar as malas estavam muito cheias e as filas da imigração estavam lotadas, mas apesar disso, todo o processo foi rápido e em menos de uma hora eu já estava liberada para curtir minhas férias nos Estados Unidos, talvez tenha sido por causa da fila da imigração que escolhi, que foi consideravelmente rápida, enquanto outras filas não saiam do lugar.

A disposição da fila da imigração pode mudar de acordo com o movimento do aeroporto, podendo ser uma fila para cada guiche ou uma fila única para todos os guinches, você pode entrar em uma fila que demore muito, ou pode entrar em uma rapidinha, pode pegar um agente de imigração gente boa, pode pegar alguém sério que seja bem direto ou ainda pior, pode entrar na fila de um agente que naquele dia está de mau humor, e ai já viu né?!
E imagina só se depois de esperar muito tempo na fila você ainda tem a entrada no país barrada!

Neste post aqui falei sobre a documentação necessária para entrada em diversos países e o post de hoje é um complemento de como passar pela imigração sem grandes problemas, mas focado na imigração de Miami, destino queridinho dos brasileiros.







  1. Toda e qualquer pessoa que desembarcar em solo americano, mesmo que o destino final não seja os Estados Unidos e tenha pousado lá somente por conexão, terá que passar pela imigração; 
  2. Se seu destino final é Nova York e seu voo faz conexão em Miami, sua imigração será em Miami. A imigração sempre será na primeira cidade que o avião pousar no país;
  3. Se Miami é apenas uma conexão, separe umas três horas entre um voo e outro, pois a imigração de Miami costuma ser cheia e pode ser que você gaste mais de uma hora só na imigração, e ainda precisará achar o seu portão de embarque.
  4. Ainda no avião, antes do pouso, os comissários de bordo te entregarão um formulário que deve ser preenchido individualmente, mesmo que você esteja com sua família. Você precisará preencher seus dados pessoais, número do voo e dados de onde ficará hospedado, então tenha todos esses dados com você;
  5. Preencha o formulário ainda no avião e de preferência coloque-o dentro do seu passaporte, na página da sua identificação, isso economizará tempo na imigração;
  6. Quando desembarcar procure por Passport Control, mas normalmente é só seguir o fluxo, afinal, todo mundo precisa passar pela imigração;
  7. Enquanto estiver na fila da imigração, não provoque nenhum tumulto e não ultrapasse a linha;
  8. Se os guiches estiverem com filas individuais entre na fila que tiver mais famílias, de preferência com crianças; famílias passam no guiche juntos e o agente entende que aquilo é uma viagem de férias em família, ou seja, quase sempre é mais rápido, já quando é um grupo de amigos, cada um passa separadamente pela imigração, e dai podem rolar várias perguntas, e se o agente não for com a cara da pessoa, demora mais um século;
  9. Responda só o que te perguntarem... se o agente te perguntar o motivo da sua viagem, responda só que são férias, ou que está indo comemorar seu aniversário, whatever, nada de responder que está ali porque sonha com isso desde criancinha e só agora conseguiu juntar o dinheiro e dai aproveitou para comemorar o seu aniversário lá e isso é bom, já que você está estudando inglês, então vai poder praticar. NÃO!!!!!!!!
  10. Tenha todos os documentos deste post aqui em mãos, mas só mostre para o agente da imigração caso o mesmo os solicite;
  11. As perguntas mais comuns são: Qual o motivo da sua viagem?, Por quanto tempo ficará nos Estados Unidos?, Quais cidades irá visitar?. É lógico que podem haver outras perguntas.

Lembre-se que os Estados Unidos estão facilitando os vistos para os brasileiros e lógico que isso tem um motivo. Eles nos querem lá, afinal, somos a segunda população mundial que mais gasta naquele país, então se você estiver com todos os documentos certinhos e agir corretamente, a chance de você ser barrada na imigração é quase nula.


É claro que muitas dessas dicas servem para imigrações em outros aeroportos, dentro e fora dos Estados Unidos, mas foquei em Miami pois é um destino muito frequentado por brasileiros e foi onde eu fiz a minha imigração quando fui pros EUA.



32 comentários:

  1. BOA NOITE
    EU E MINHA ESPOSA VAMOS FAZER UM CRUZEIRO E ELE PARTE DE FORT LAUDERDALE (MIA)
    VAMOS DESEMBARCAR NO AEROPORTO MIAMI. MINHA PERGUNTA, DEVO NA ENTREVISTA INFORMAR QUE IREMOS FAZER UM CRUZEIRO? FICAREMOS UMA NOITE EM HOTEL PROXIMO AO AEROPORTO.QUANTO ÀS DEMAIS PERGUNTAS SEM DUVIDAS.
    PODE RESPONDER E ME AJUDR?

    oBRIGADO
    sIDNEY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sidney,

      Se eles te perguntarem o que você está indo fazer lá, sim, você deve informar sobre o cruzeiro e esteja com a documentação em mãos para que possa provar essa informação caso seja necessário. Só responda o que eles perguntarem.

      Boa viagem!

      Excluir
  2. Boa tarde!


    Irei para Orlando com conexão em Miami, porém, do Brasil até Miami vou pela TAM, e de lá para Orlando pela AA. Minha conexão será de 2 horas e meia. Será que terei que andar muito para chegar no portão de embarque? Dizem que o aeroporto é bem grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O aeroporto de Miami é bem grande mesmo, então indico que assim que desembarcar já procure o portão de embarque do próximo voo e só depois va fazer outras coisas como comer ou passear pelo aeroporto.
      Não sei te dizer se você terá que andar muito porque eu não fiz conexão lá e não sei onde fica o portão da Tam.

      Boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  3. Oi Pat!
    Vou ficar na casa da minha prima que vive legalmente em Miami. Devo dizer que é férias e que vou visitar e ficar na casa da minha prima? Obrigada. Kelly

    ResponderExcluir
  4. Se ela vive legalmente lá e você tiver uma carta convite dela dizendo que você ficará na casa dela e determinando o período, não tem problema nenhum falar a verdade.
    Muita gente não gosta de falar isso por medo, mas se você disser que vai ficar em hotel e eles te pedirem a reserva e você não tiver, fica mais complicado.
    A minha dica é só responder o que eles perguntarem, se eles te perguntarem o que você está indo fazer lá, responda que está indo de férias (se estiver pensando em ir aos parques da Disney ou Universal, diga que vai aos parques), se eles NÃO te perguntarem onde você vai se hospedar, não precisa dizer nada.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  5. Olá, vou para Miami com minha esposa e uma amiga que não fala nada de inglês. Sabe dizer se a amiga pode nos acompanhar na cabine de imigração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdir, tudo bem?

      A regra é que pessoas de um mesmo núcleo familiar (pais e filhos, marido e esposa, irmão) passam juntos e amigos passam separados, independentemente de alguém não falar inglês. Mas tudo depende do humor do agente de imigração que vocês pegarão, então, a minha dica para quando estiverem na fila é que vá você e sua esposa primeiro e assim que chegarem a cabine, expliquem pro agente que estão com uma amiga e que ela não fala inglês e perguntem se ela pode se juntar a vocês, caso ele diga que Não, não insistam.

      Excluir
  6. Boa noite,Duas perguntas,por favor :!
    1)Eu tenho passaporte ESPANHOL ! Isso de alguma maneira facilita a entrada nos EUA?
    2)Eu vou fazer conexão em MIAMI a caminho do Caribe.OK ! Faço td o procedimento de imigração e alfândega.
    E na volta,tb por MIAMI,como proceder ?Imigração e alfândega de novo ???É exatamente o mesmo procedimento da IDA ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, tudo bem?

      Bom, se você não tiver visto americano, você ter o passaporte espanhol facilita muito a sua entrada nos EUA pois não precisará tirar o visto como brasileiro. Será necessário que você entre no site do consulado americano e preencha o formulário "ESTA", que é uma autorização para europeu entrar nos EUA.

      Quanto a pergunta da imigração, sim, tanto na chegada quanto na saída do país você passará pela imigração. Quando chegar no Brasil terá que passar pela imigração também, então sugiro que além do passaporte espanhol, leve o passaporte brasileiro também, pra facilitar a sua volta pro Brasil.

      Excluir
  7. Viajo American Airlines GRU 21:25 / MIA 5:00 conexao de 2h e depois MIA 7:00 / MCO 8:07. Voce conhece alguém que já fez estes voos ? É tranquila essa conexão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus,

      Não sei de ninguém que já tenha feito essa conexão.
      Se a cia aérea vende a passagem assim, provavelmente é porque dá tempo sim, afinal, eles já estão acostumados com isso, mas se não der tempo por motivos de atraso do primeiro voo, a cia aérea se responsabiliza e te coloca num próximo voo.
      Eu indico que tente fazer tudo o mais rápido possível, não fique enrolando, olhando lojas, comprando café e etc porque o aeroporto de miami é grande então é bom você ter uma folguinha pra achar seu portão de embarque na conexão e você já vai perder algum tempinho na imigração.

      Então é só ter pensamento positivo que tudo vai dar certo.

      Boa viagem!

      Excluir
  8. Pretendo ir para Miami e ficar por lá coisa como 1 mês ou 1 mês e 10 dias.
    vou ficar na casa da mae do meu namorado.
    Este período extenso é algum problema? Posso chamá-la apenas de amiga na imigração e não de sogra?
    Preciso carta convite certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sempre que for ficar hospedada na casa de alguém precisará de uma carta convite sim, e tenha certeza que a sua sogra está morando lá legalmente, pois se apresentar uma carta convite e descobrirem que ela esta ilegal, te deportarão.
      Acredito que com a carta convite e com a passagem de volta, o tempo extenso não será problema, mas tenha todos os documentos em mãos, inclusive o seguro de saúde pro exato tempo da sua estadia (indico que contrate o seguro até o dia da sua chegada ao Brasil, para que sua bagagem esteja coberta em caso de extravio na volta).
      Talvez não influencia você dizer que vai ficar na casa da sogra, mas eu diria que é uma amiga, eles podem pensar que no caso de sogra é mais fácil você ficar lá além do tempo estipulado.

      Excluir
  9. Boa tarde,
    Na imigração em Miami eles conversam em português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rodolfo,

      Não, não é regra que os agentes de imigração falem português e deve ser muito difícil encontrar um que fale. O que você pode fazer é pedir um tradutor, caso você não esteja entendendo o agente, e ai vai depender da disponibilidade de tradutores no momento. Mas no geral, a imigração é bem simples.

      Excluir
  10. Morei no USA por 5anos ,agora estou querendo ir de volta.mas nunca tirei digital.sera quando for tirar a digital vao ver que ja morei la.

    ResponderExcluir
  11. Vou ir pra Wiscosin, visitar meu namorado brasileiro que está la legalmente fazendo um intercâmbio numa fazenda, e vou ficar na fazenda 1 mês.
    Este período extenso é algum problema? Chamo ele de amigo ou namorado? Será que preciso de uma carta convite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice,

      acho que se você estiver com toda a documentação certinha, o período de 1 mês não será impedimento para você entrar no país, e a melhor opção é falar a verdade, diga que seu namorado está fazendo intercâmbio lá e que você aproveitou as férias para visita-lo, e sim, como ficará na casa que ele está e não em um hotel, é bom ter a carta convite, porque o agente da imigração pode te pedir um comprovante de hospedagem e neste caso seria a carta convite.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  12. Oi pat! Estou um pouco nervosa, pois vou viajar sozinha, e será a primeira vez nos EUA, vou ficar 10 dias e devo visitar Miami, Melbourne, Devo mencionar qual destino no formulário que entregam no avião? Ou na hora que me perguntarem na imigração ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana,

      O melhor é mencionar os destinos em todos os lugares que perguntam.
      Não me lembro se no formulário do avião tem espaço pra colocar mais de um destino, se não tiver, coloque a cidade que ficará mais tempo, e na imigração, se o agente perguntar, responda todos os destinos por onde passará e que você tiver como comprovar, com passagens ou reservas de hotel.

      Não precisa ficar nervosa por viajar sozinha e ser sua primeira vez nos EUA, mas aconselho que tome cuidado com o tipo de roupa que vai usar no dia da viagem, tente não usar nada provocativo ou que dê margem ao agente da imigração pensar que você está indo fazer coisas ilícitas.

      Boa viagem!

      Excluir
  13. Oi Pat. Meu vôo para Miami chegará às 03:30AM. Você sabe informar se a Imigração/Alfândega fica fechada neste horário, ou aberta 24hs. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Enquanto tiver voo internacional pousando, a imigração estará funcionando, não se preocupe, não vai precisar ficar esperando a imigração abrir pra poder passar.

      Boa viagem!

      Excluir
    2. Boa tarde eu vou passa minha ferias em maimi,quais são as chances de eu passa pela imigração motivo da viagem ferias 1 ou 2 mês

      Excluir
    3. Boa tarde Patrick,

      Estando com todos os documentos que os EUA pedem pra apresentar na imigração, provavelmente você passará, mas não tenho como te garantir nada.

      Excluir
  14. Olá Pat.
    Estou indo para Miami porém só reservei uma estadia em Miami Beach. É possível que eles exijam outras reservas? Mesmo se eu for passear por algumas cidades e farei a reserva na hora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Nem sempre eles pedem para comprovar as estadias, mas se pedirem e você não tiver as reservas pode ser sim que eles impliquem. Minha dica é que caso eles comecem a fazer um monte de perguntas, mantenha a calma e diga a verdade, que vai passar por mais de uma cidade e que decidirá os hotéis quando chegar em cada cidade, e muito importante... tenha a sua passagem de volta pro Brasil em mãos.


      Boa viagem!

      Excluir
  15. Olá Pat,
    Minha namorada tem passaporte de Portugal, ela pode fazer a imigração onde nós brasileiros fazemos??? Agradeço. Meu nome é Sílvio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio,

      eu já entrei nos EUA por Miami e Nova York e em nenhum dos dois aeroportos eu observei se existia uma fila diferente para a imigração dos europeus; também entrei nos EUA via terrestre ali na fronteira com o Canadá, e neste caso eu estava com 2 amigos europeus e 1 amigo mexicano e todos entramos na mesma fila de imigração, então acredito que ela fará a imigração no mesmo lugar que você.

      Boa viagem.

      Excluir
  16. Oi Pat. Meu voo pra Punta Cana, faz conexão em Miami. Vou ficar 3H:30m dentro do aeroporto. Preciso tirar o visto americano só por causa disso? Mesmo mostrando a reserva do Hotel e a passagem com o destino final? Muito Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian,

      infelizmente precisa tira o visto americano sim.

      Existem duas opções, você pode tirar o "visto de transito", que é o visto para pessoas que farão conexão nos EUA por menos de 48h, ou você pode tirar o visto de turista.
      O visto de transito tem validade expressa somente para o período da conexão, já o visto de turista vale por 10 anos. Dê uma pesquisada de quanto esta custando cada visto e decida o que é melhor pra você.

      Excluir