29 de abril de 2016

PAREDE DE CHICLETE DE SEATTLE - EUA

Estava eu em Seattle, Estados Unidos, fazendo um breve city tour com um grupo a pé, quando de repente, depois de passar pelo Pike Place Market, famoso mercadão de Seattle, me deparei com uma parede um tanto quanto nojenta, uma parede coberta por chicletes mascados por bocas do mundo todo. Isso mesmo, turistas do mundo todo ao passarem por ali deixaram a sua contribuição para que esse "ponto turístico" crescesse.


Gum Wall Seattle




Dizem que tudo começou no início dos anos 90, quando os moradores de Seattle enfrentavam longas filas para comprar ingressos para o Market Theater e então colavam seus chicletes na parede do teatro, não sei se por revolta de esperar tanto tempo ou se por não ter onde jogar fora os chicletes (cada fonte diz uma coisa diferente), de qualquer forma me parece uma maneira bem nojenta e mal educada de se desfazer do chiclete, mas acontece que "deu certo", e depois de tantos anos de chicletes sendo grudados ali, em 1999 a Gum Wall foi considerada uma atração turística da cidade de Seattle e hoje em dia ela já está na lista dos 5 pontos turísticos mais visitados da cidade.


Parede de Chiclete Seattle


Durante os anos 90, essa parede foi limpa duas vezes, sendo os chicletes totalmente retirados, mas após cada limpeza novos chicletes apareciam e davam um novo início para a Parede de Chiclete, em 1999 desistiram de limpar quando perceberam que havia se tornado um ponto turístico. 
Em 2009 a Gum Wall foi considerada uma das 5 atrações turísticas mais contaminadas por germens do mundo e em novembro de 2015 foi feita a sua última limpeza para reparação e limpeza a vapor para evitar que os tijolos da parede tivessem erosões provocadas pela ação do açúcar das gomas de mascar, mas logo depois novos chicletes voltaram a aparecer.

Para se ter uma ideia de quão famosa é essa parede, uma cena do filme O amor acontece (Love Happens) com a Jennifer Aniston foi rodada por ali.

Confesso que apesar de ser nojento é visualmente interessante, principalmente ao vivo, onde as cores do chiclete se sobressaem a falta de cor do beco Post Alley, onde está localizado o teatro, a dica é só não encostar na parede.






Nenhum comentário:

Postar um comentário